Blog Escola Electra
Screen Shot 2017-06-26 at 18.14.21.png

Descubra quais são os cursos técnicos mais procurados do Rio de Janeiro

carreira e profissão

Saiba quais são os cursos técnicos em alta em 2017

carreira e profissão

O mercado e a aceitação dos cursos técnicos

carreira e profissão

shutterstock_140695441.jpg

Carreira: como conciliar estudos e trabalho

carreira e profissão

A vida moderna está cada dia mais difícil. Quando queremos conquistar nossos sonhos muitas vezes somos obrigados a acumular múltiplas tarefas para chegar onde queremos. Ainda mais nos dias de hoje. Com a crise que está abalando nosso país, é quase impossível encontrar jovens que podem se dar ao luxo de se dedicar exclusivamente aos estudos.

O que foi e o que será o PRONATEC para o desenvolvimento do Brasil

Educação, Ensino Médio Técnico, Profissionalizante, Técnico

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve como objetivo alavancar a qualificação profissional. Criado em 2011 pelo Governo Federal, levando para o interior do país, de forma a democratizar este tipo de ensino a todos que necessitam em espaço de tempo curto, se aperfeiçoar e entrar para o Mercado de Trabalho.

POR QUE DEVO FAZER UM ENSINO PROFISSIONALIZANTE?

Educação, Ensino Médio Técnico, Profissionalizante, Técnico

Por muito tempo a sociedade só valorizava aqueles que tinham acesso a graduação. A conquista de um diploma universitário era a meta das famílias para seus filhos. Não se dava a devida importância ao Ensino Profissionalizante.
Um País precisa de mão de obra qualificada para impulsionar o crescimento. O acesso à faculdade é restrito, pois é necessário estudar e investir por mais de 3 anos para que o Mercado de Trabalho se abra para ingresso. O tempo é longo e um número muito grande desiste no meio do caminho, ou seja, joga fora o investimento e o tempo.

REALIDADE DO CURSO PROFISSIONALIZANTE NO PAÍS

Educação, Ensino Médio Técnico, Profissionalizante, Técnico

É motivador perceber que a Educação Profissional é a etapa da educação básica que mais matrículas teve em relação ao total no período entre 2000 e 2015 nas instituições privadas. Este fato tem que ser analisado com seriedade considerando a necessidade do país alavancar para a empregabilidade. A forma subsequente (*) recebeu no ensino privado a maior procura dos que querem se aprimorar. A maioria das pessoas que possuem apenas ensino médio, acabam ficando fora do mercado de trabalho por não estarem qualificados e necessitam se profissionalizar para permanecerem no emprego ou ter acesso ao a ele. Por sua vez as industrias, empresas, comércio, neste momento de tantas turbulências, buscam novos profissionais que já estejam com conhecimento especializado, ou seja, um Curso Técnico, um Curso Profissionalizante.

CRISE X EDUCAÇÃO TÉCNICA

Educação, Ensino Médio Técnico, Profissionalizante, Técnico

Que a crise se instalou no país, isso ninguém tem dúvida. Que o desemprego está do nosso lado, todos sabemos. Estamos vendo empresas com tradição fechando suas portas a todo momento. Estamos há 3 anos procurando alternativas para a crise econômica e política que jogaram no nosso colo.

O que fazer? Como sair desta crise?

Temos que fazer um movimento que vá de encontro a sua necessidade, é difícil, mas a saída é estudar, se qualificar, procurar descobrir onde melhor pode ser o seu investimento. O Mercado de Trabalho necessita de mão de obra especializada e você tem pressa em encontrar seu espaço dentro da empresa para se manter empregado ou mesmo estar preparado para ingressar em um novo emprego. O momento é da qualificação profissional, do ensino técnico, cursos que em pouco tempo irão abrir espaço para você neste mercado restrito. Quanto mais qualificado você estiver, maiores as oportunidades de viver dias melhores dentro das empresas. Isso dará a você a oportunidade, depois de empregado ou mesmo conseguindo se manter no emprego, de poder se aprimorar para buscar novos projetos.

Assine as atualizações por e-mail

Posts Recentes